Mídia

Blog

Como é feita a colonoscopia?

s 24 de setembro de 2020

A colonoscopia é um exame que captura imagens em tempo real do intestino grosso e de parte do íleo terminal (a porção final do intestino delgado).

Para a realização desse procedimento, é necessária uma preparação para limpeza do intestino grosso na véspera do exame. Isso inclui restrições alimentares, dieta líquida clara e medicamento com efeito laxante. Essas medidas sempre serão orientadas pelo médico coloproctologista.

A colonoscopia é realizada sob sedação e, consequentemente, sem desconforto para o paciente. Para a realização do exame, o colonoscópio é inserido via retal. Esse aparelho consiste em tubo fino e flexível, que possui uma microcâmera na ponta. Com essa câmera, visualiza-se a possível presença de pólipos, tumores e qualquer outra doença colorretal, como por exemplo a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa. Além dessa captura de imagens, o colonoscópio consegue retirar pólipos intestinais (que podem evoluir para câncer) e, também, coletar material para biópsias. O exame costuma durar de 20 a 40 minutos.

Por se tratar de um procedimento que inclui sedação, o paciente deve sempre comparecer acompanhado ao local do exame, e não deve dirigir ou realizar tarefas que exijam atenção após o procedimento. Essas recomendações existem porque o paciente se sentirá um pouco “grogue” nas horas seguintes à sedação.

A colonoscopia é um importante exame de prevenção contra o câncer colorretal. Por isso, recomenda-se atualmente a realização do exame a partir dos 45 anos em pessoas sem sintomas ou histórico familiar.

Na nossa clínica, o Dr. José Parizotto realiza esse procedimento em ambiente hospitalar e com experiência de vários anos. Marque um horário conosco e previna-se!


Leia também

23 de maio de 2024
Como reconhecer os sinais da endometriose?
Leia mais
23 de maio de 2024
Prolapso retal: entendendo e tratando
Leia mais
22 de abril de 2024
Ecocardiografia Fetal e a saúde do coração do bebê
Leia mais