As doenças diverticulares são inflamações e complicações que podem surgir no trato intestinal devido a presença de divertículos.
Os divertículos são saliências semelhantes à ponta de um dedo de luva, que se manifestam especificamente entre as fibras musculares do intestino grosso.
Quando existe um surgimento numeroso de divertículos no intestino, dá-se o nome de diverticulose. A chamada diverticulite é uma complicação nos divertículos, geralmente sintomática, que pode causar inflamações, irritações, abscessos e perfurações na região afetada do trato intestinal.
O principal sintoma é dor abdominal, principalmente localizada no flanco esquerdo do abdômen, mas outros sintomas como: prisão de ventre (constipação), febre, sangramentos, inapetência e diarréia podem acontecer.
Para os casos onde não há gravidade, o tratamento pode ser feito por meio do uso de medicamentos via oral e acompanhamento ambulatorial, unidos a uma dieta leve. Já nos casos graves, os pacientes podem ser submetidos ao procedimento cirúrgico ou de drenagem dos abscessos.
Em todo caso, é imprescindível realizar o diagnóstico e acompanhamento do quadro com um profissional especializado.