Mídia

Blog

Cirurgia Robótica vs Videolaparoscopia em Coloproctologia: Qual a Diferença?

s 30 de junho de 2023

As técnicas de cirurgia minimamente invasivas estão se tornando cada vez mais populares na medicina por diversos motivos. Dentre eles estão: menor dor pós-operatória, recuperação rápida, menos complicações e cicatrizes menores. Isso resulta em estadias hospitalares mais curtas e um retorno antecipado às atividades normais do paciente, quando comparado a uma cirurgia aberta.

Na Coloproctologia, a cirurgia robótica e a videolaparoscopia já são utilizadas amplamente no tratamento de diversas doenças intestinais como, por exemplo, o câncer colorretal, a diverticulite, endometriose intestinal, Doença de Crohn, retocolite, etc.

A decisão sobre qual método utilizar é baseada em diversos fatores, estes incluem: a experiência do cirurgião, características da doença a ser tratada, disponibilidade de equipamentos e preferências do paciente.

Cirurgia por Videolaparoscopia

Cirurgia realizada por meio de pequenas incisões na pele do paciente onde são posicionados instrumentos cirúrgicos manipulados por um cirurgião capacitado e uma câmera de alta resolução para visualização da área a ser operada.
Normalmente aplica-se anestesia geral no paciente, e o tamanho dos cortes podem variar de acordo com a necessidade da condição.

Cirurgia Robótica

Trata-se de uma operação assistida por robôs com a condução de um cirurgião capacitado. Sua tecnologia se diferencia de métodos tradicionais, e da videolaparoscopia, pela presença de braços mecânicos com controle de estabilidade e uma câmera 3D em alta definição que permite melhor visualização interna.
Na cirurgia robótica, é necessário um “cirurgião de mesa” para a condução dos braços robóticos que terão os movimentos guiados por um joystick, posicionado a poucos metros da mesa de operação.

Caso você esteja buscando compreender ainda melhor como esses procedimentos funcionam dentro da coloproctologia, entre em contato com o Dr. José Francisco Parizotto, profissional especializado da área, responsável por realizar qualquer método de cirurgia minimamente invasiva para tratamento das afecções do intestino grosso e do reto.

Agende sua consulta ainda hoje:

📱 (54) 9 9682 8111


Leia também

23 de maio de 2024
Como reconhecer os sinais da endometriose?
Leia mais
23 de maio de 2024
Prolapso retal: entendendo e tratando
Leia mais
22 de abril de 2024
Ecocardiografia Fetal e a saúde do coração do bebê
Leia mais