A endometriose é inflamatória provocada por células do endométrio que se implantam fora do útero , nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar.
A doença, que pode ser extremamente incapacitante, provoca cólicas menstruais severas, dores abdominais fora do período menstrual, dores nas relações sexuais e sintomas intestinais e urinários. Além disso, ela também pode afetar a fertilidade da mulher.
O diagnóstico em casos de suspeita da endometriose é feito por meio de exame físico, ultrassom (ultrassonografia) endovaginal especializado, exame ginecológico, dosagem de marcadores e outros exames de laboratório como o exame de toque, fundamental no diagnóstico da endometriose profunda.
Entre os principais tratamentos para combater as dores da endometriose se destacam o uso de medicamentos ou a realização de uma cirurgia e, dependendo da situação, ambos os procedimentos são feitos de maneira integrada.
Cada um deles tem suas especificidades, e cabe ao ginecologista avaliar a gravidade da doença em cada caso e recomendar o melhor tratamento.
Agende seu horário agora mesmo: clique aqui.