Mídia

Blog

Hemorroida – Saiba Mais

s 30 de junho de 2020

Hemorroida é uma doença que acontece quando ocorre dilatação, inflamação ou prolapso dos vasos sanguíneos presentes no ânus. Podem ser internas, quando acontecem apenas na parte interna do canal anal, ou externas, quando acometem a parte de fora do ânus. Aproximadamente metade das pessoas na idade adulta têm ou já tiveram algum sintoma relacionado a doença hemorroidária.

QUAIS AS CAUSAS?

Essa doença tem múltiplas causas. Pode ser por mudança da consistência das fezes, gravidez, esforço evacuatório, trauma pelo uso do papel higiênico e até predisposição genética, por exemplo.

QUAIS OS SINTOMAS?

Sangramento evacuatório é o sintoma mais comum da hemorroida. Além disso, coceira ou irritação no ânus, dor contínua ou durante a evacuação, saliência palpável e até eliminação de muco também podem acontecer.

COMO TRATAR?

O tratamento vai de medidas simples de alterações comportamentais, como por exemplo mudanças para hábitos saudáveis, até uso de medicamentos e tratamento cirúrgico. Além desses, a ligadura elástica também é uma opção de tratamento. Se você quer saber mais especificamente sobre o tratamento de cada caso, clique aqui.

O QUE FAZER PARA ALIVIAR?

Algumas medidas caseiras podem te ajudar a aliviar os sintomas da doença hemorroidária de grau leve, enquanto você não pode ir a uma consulta médica:

  • Banhos de assento melhoram a higienização local, além de proporcionarem relaxamento esfincteriano e, consequentemente, aliviarem a dor;
  • Hidrate-se! Manter o corpo bem hidratado é uma das formas mais simples de manter a regularização intestinal e não piorar a sua crise hemorroidária;
  • Evite utilizar papel higiênico. Embora seja uma forma muito prática e simples de higienização anal, o papel higiênico pode causar irritação das hemorroidas, piorando a dor.

O atendimento de um médico coloproctologista é indispensável para o diagnóstico e a decisão do melhor tratamento para cada caso, pois é o profissional com a capacitação necessária para cuidar desses casos.


Leia também

23 de maio de 2024
Como reconhecer os sinais da endometriose?
Leia mais
23 de maio de 2024
Prolapso retal: entendendo e tratando
Leia mais
22 de abril de 2024
Ecocardiografia Fetal e a saúde do coração do bebê
Leia mais