Se você quiser saber mais sobre a hemorroida de uma forma mais geral, clique aqui.
A doença hemorroidária se divide basicamente da seguinte forma:
Hemorroidas Externas – ocorre quando tem vasos hemorroidários prolapsados na parte externa do ânus, associados ou não a plicomas anais (peles excedentes).
Hemorroidas Internas – acontece quando os vasos hemorroidários estão prolapsados no canal anal (parte interna). Esse se subdivide em quatro graus.
Hemorroidas Mistas – ocorre quando vasos hemorroidários estão prolapsados tanto na parte interna quanto na parte externa do ânus.
Hemorroidas Externas – Depende dos sintomas do paciente, mas a solução mais eficaz costuma ser o tratamento cirúrgico;
Hemorroidas Internas – Depende do grau e dos sintomas que o paciente estiver apresentando:
O primeiro grau é o mais leve e pode ser resolvido com mudanças para hábitos saudáveis. Eventualmente, podem necessitar algum outro tipo de intervenção;
No segundo grau, o paciente costuma necessitar de alguma intervenção, sendo a ligadura elástica das hemorroidas um dos melhores métodos para esses casos;
O terceiro grau é resolvido somente com intervenções. Frequentemente, necessitam de cirurgia para a melhora completa do paciente;
No quarto e mais grave grau de doença hemorroidária interna, apenas intervenção cirúrgica resolve a situação, pois já encontra-se um estágio avançado da hemorroida.
Hemorroidas Mistas – Depende dos sintomas do paciente, mas, geralmente, a solução mais eficaz é o tratamento cirúrgico.
O médico coloproctologista é quem tem a especialização necessária para classificar o tipo de hemorroida e indicar o tratamento mais adequado. Afinal, cada caso é um caso!
Se você está com hemorroida, marque uma consulta médica com um especialista!