Os pólipos colorretais são crescimentos anormais que se desenvolvem na parede interna do intestino grosso e do reto. Eles podem ser benignos ou malignos e são mais comuns em pessoas com mais de 45 anos.
Existem três tipos principais:
Ainda não se sabe ao certo o que causa os pólipos colorretais, mas sabe-se que fatores de risco como idade avançada, história familiar de pólipos colorretais ou câncer colorretal, doenças inflamatórias do intestino, tabagismo e dieta rica em gordura e pobre em fibras podem aumentar as chances de desenvolvê-los.
O seu tratamento pode variar de acordo com o tamanho, a quantidade e o tipo dos pólipos. Quando detectados precocemente, os pólipos adenomatosos podem ser removidos por meio de uma colonoscopia.
Se forem maiores ou em grande quantidade, pode ser necessária a cirurgia para remover parte ou todo o intestino.
A melhor forma de se prevenir é mantendo hábitos de vida saudáveis, como ter uma dieta rica em fibras e pobre em gordura, praticar atividades físicas regularmente e evitar o tabagismo. Além disso, é recomendado que pessoas com mais de 45 anos realizem exames de rotina para detecção de pólipos colorretais.
É importante conhecer os sintomas, fatores de risco e realizar exames de rotina para prevenção e detecção precoce.
Agende sua consulta com o Dr. José Francisco Parizotto! 🩺