O pós-operatório da cirurgia para hemorroida irá variar de acordo com o grau da doença e da técnica cirúrgica realizada. Além disso, cada paciente passa por um processo único de recuperação. No entanto, destacamos alguns sintomas comuns dessa fase:
Sangramento
O sangramento da região é frequente no pós-operatório. A realização de curativos convencionais normalmente não é necessária. Geralmente, apenas a higienização local com água morna + algum tratamento tópico e colocação de alguma espécie de forro é necessária.
Dor
Como em qualquer outra cirurgia, a dor faz parte do pós-operatório. Sua intensidade varia desde o tipo de cirurgia realizada até pelo perfil psicológico de cada paciente. Entretanto, ela é geralmente bem controlada com agentes analgésicos e anti-inflamatórios.
Higiene Local
Após as evacuações, o ideal é higienizar o local com água morna. O papel higiênico deve ser evitado e, às vezes, substituído por lenços umedecidos.
Sabonetes especiais ou neutros podem ser utilizados também.
O banho de assento também é indicado, pois além de colaborar com a higiene, promove o relaxamento da musculatura do ânus e ajuda no tratamento da dor.
Medicação
A dor pode ser aliviada com analgésicos e anti-inflamatórios via oral e tópicos.
Intestino
No pós-operatório há uma tendência de ressecamento das fezes, por isso é fundamental adotar medidas para garantir o bom funcionamento do intestino. A alimentação do paciente deve conter boa quantidade de fibras, encontradas nas frutas, nas verduras e nos cereais. Além disso, a ingestão de líquido deve ser abundante. Geralmente, é necessário algum estimulante intestinal como auxiliar na regularização do hábito intestinal nos primeiros dias de pós-operatório.
Possui alguma dúvida sobre o pós-operatório cirurgia de hemorroida?
Entre em contato conosco.
Leia mais conteúdos da Valér Parizotto clicando aqui.
Conheça Dra. Carolina Valér Parizotto
Conheça Dr. José Francisco Parizotto