O primeiro trimestre da gestação, que vai até 12 semanas da data da última menstruação, é uma época de sentimentos mistos. Apesar da mãe estar extremamente feliz com o resultado positivo do exame de gravidez, uma sensação de insegurança muito grande toma conta de dela até o término dessa fase e da realização do primeiro exame morfológico fetal (exame ultrassonográfico que analisa a anatomia e morfologia fetal).
Esse trimestre é marcado pelo crescimento exponencial do hormônio da gravidez, que causa mudanças importantes no nosso corpo e faz com que algumas gestantes sofram com náuseas, constipação, dores nos seios e cólicas. A escolha de um bom obstetra e o início precoce do acompanhamento pré-natal é essencial para que a gestante fique segura de que esses sintomas são passageiros e naturais dessa fase, assim como para a orientação de condutas para que esses sintomas desconfortáveis sejam atenuados.
Nesse primeiro trimestre, já é possível conversar sobre os planos da paciente em relação a via de parto, a análise de riscos para possíveis complicações gestacionais e como preveni-las, bem como o planejamento do acompanhamento de toda a gestação.
O fechamento do primeiro trimestre da gravidez com a paciente em bom estado nutricional, tranquila e segura serve de ótimo prognóstico para que o restante da gravidez siga no mesmo caminho.
Às 12 semanas, o tamanho do feto é de cerca de 6,5 cm de comprimento da cabeça às nádegas e pesa aproximadamente 14g.