O final da gestação se aproxima e a ansiedade aumenta! É muito comum as gestantes ficarem preocupadas e confusas em relação ao trabalho de parto. Como identificar os sinais? O que fazer? Fique tranquila, nós te explicamos direitinho.
Pródromo e Fase Latente
Existe um período da gestação em que a mulher passa por contrações breves, espaçadas e irregulares. Essa fase é chamada de Pródromo e pode levar dias ou até semanas.
Aos poucos, essas contrações vão se intensificando e se manifestando com mais frequência e ritmo definido, caracterizando a Fase Latente. Nessa fase, a dilatação do colo do útero é menor que 5 cm.
Fase Ativa
A Fase Ativa é caracterizada por contrações regulares e mais intensas , então as emoções ficam à flor da pele! O colo do útero dilata mais linearmente até atingir 10 cm.
Período Expulsivo
Quando finalmente a mamãe atinge a dilatação total, ela entra no Período Expulsivo. Sabe -se que o ato de parir é instintivo , a mulher sabe reconhecer o momento e a posição ideal para o bebê nascer.
Identificar as etapas do trabalho de parto corretamente evita a ida precoce à maternidade e, consequentemente :
➖ melhora a percepção da dor,
➖ reduz a quantidade de intervenções no parto,
➖ reduz os riscos,
➖ diminui indicações desnecessárias de cesariana.
Se você é gestante e não vê a hora de chegar no Período Expulsivo, fique calma! Busque ferramentas para lidar com todo processo : preparação com fisioterapia pélvica, conversas sobre o parto com seu obstetra , contratar doula para acompanhamento e para a ansiedade, além de terapia, acupuntura, ioga e meditação por exemplo.
Cada parto leva seu tempo, deixe fluir!
Conheça a doutora Carolina Valér Parizotto – Ginecologista e Obstetra
Leia mais conteúdos clicando aqui.